INAUGURADA ESCOLA INFANTIL EM BELÉM NOVO

Inaguração da Escola de Educação Infantil - Ecei Amurt Belém Novo. Foto: Matheus Piccini/LB
Inaguração da Escola de Educação Infantil - Ecei Amurt Belém Novo. Foto: Matheus Piccini/LB

    Foi inaugurada na manhã de ontem, dia 9 de setembro de 2019, a escola de educação infantil que será administrada pela Ananda Marga (Amurt Amurtel) pelo próximos dois anos. Estiveram presentes no evento o prefeito da cidade, Nelson Marchezan, o secretário municipal de educação, Adriano Naves de Brito, lideranças comunitárias e moradores da região.

    Concluída em outubro de 2017, a escola infantil localizada no bairro Belém Novo, ao lado do Colégio Estadual Dr. Glicério Alves, finalmente abriu as portas à população. A previsão da Secretaria Municipal de Educação (Smed) era de que a escola começasse a funcionar em agosto de 2019, porém somente agora em setembro iniciou-se os trabalhos.

    Secretário da educação da capital, Adriano Naves de Brito ressaltou que todos os educadores são de nível médio e que o gasto por criança mensal, ficaram em torno dos R$512,00 reais. Brito ainda destacou que a rede comunitária é essencial - " para educação infantil no município , ela vai onde o estado e as instituições públicas estatais não podem chegar...". O secretário também destaca que houve uma competição pela administração da escola, mostrando que a sociedade civil está cada vez mais disposta a assumir serviços do setor público estatal e que é necessário a parceria da sociedade civil, para que exista o interesse da própria para melhorar os resultados.

    Para Dinar Melo, presidente da Associação de Moradores do Arado Velho, foi uma importante conquista para a comunidade, porém ressaltou que a associação de moradores não ficou de acordo com o nome escolhido para a escola. - " a associação escolheu um nome, correu atrás da escola, nós estamos brigando ainda e vamos continuar brigando para que o nome da escola seja o que a gente escolheu. "

    Patrícia Reis, dirigente executiva da AMURT AMURTEL destacou que - " hoje para cuidar de uma criança é preciso de uma aldeia e nós somos essa aldeia que cuida das nossas crianças, é o estado com sua força, com sua primazia, são as organizações da sociedade civil com sua parceria...". Em seu breve, porém objetivo discurso, Reis apontou que a missão da Ananda Marga é educar as crianças para serem cidadãos sensíveis às demandas do mundo: - " ao sofrimento do outro, as suas famílias e as gerações que passaram. Essa é a nossa intenção com a educação neo-humanista e é isso que nós temos a oferecer à comunidade. Agradecemos a oportunidade e a confiança na Armut e em nome de toda a equipe começamos a nossa jornada. Muito obrigado!"

    Já prefeito, Nelson Marchezan destacou que por ser uma escola comunitária, foi possível obter recursos pelo INPE (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), já que escolas estatais não tem essa opção disponível. O administrador municipal ainda aponta que não houve interesse político na escolha da AMURT AMURTEL e que que o processo de seleção foi público, diferente das gestões de governo passadas.

    De acordo com o site da prefeitura de Porto Alegre, ao todo, serão 112 crianças, 64 com idade até 3 anos e 11 meses e mais 48 alunos de pré-escola, na faixa etária dos 4 anos aos 5 anos e 11 meses, atendidos por dez 10 professores. Elas receberão pelo menos quatro refeições diárias variadas, com café da manhã, almoço, lanche e jantar. Atualmente, o número de crianças atendidas na Educação Infantil municipal é de 29,1 mil, incluindo vagas da rede pública estatal (8,1 mil) e não estatal (21 mil).