Lançamento do jornal Lado B acontece dia 27 de junho

No dia 27 de junho de 2019, próxima quinta-feira, acontece no Santo Bar, carregado de simbolismos, o evento de lançamento do Jornal comunitário Lado B.

    Em meio ao conturbado cenário político que o país vive, ao mesmo tempo que ocorre um grande debate acerca dos papéis do jornalismo para com a sociedade, devido as mensagens reveladas por um extenso trabalho de investigação do jornal The Intercept Brasil, nasce um jornal de cunho comunitário, feito pelos e para os moradores do bairro Belém Novo, no extremo-sul de Porto Alegre. 
    O bairro Belém Novo é historicamente esquecido em diversos aspectos pelo poder público municipal. Foi graças ao trabalho de moradores e líderes comunitários, que hoje Belém pode contar com o mínimo de serviços básicos. A participação política da população também é um desafio histórico. Com essas dificuldades em mente a equipe do Lado B resolveu acreditar na criação de um veículo de comunicação de qualidade, comprometido com a ética jornalística e fiel aos pilares do "bom jornalismo".

    O jornal Lado B terá periodicidade bimestral, sendo produzido por uma equipe de profissionais da própria comunidade (jornalistas, fotógrafos, colunistas, ilustradores), contando com colaboradores externos. Terá, também, um caráter de jornal laboratório mediante a parceria com universidades. A cada edição a equipe fará reuniões de pauta aberta a convidados da comunidade, capazes de contribuir não apenas na construção de pauta quanto na linha editorial do jornal. Assim, o Lado B pretende ser realmente um porta-voz dos moradores de Belém, mantendo a pluralidade, mas com uma linha clara de valorização do desenvolvimento socioambiental.


🛑O lançamento oficial ocorrerá dia 27 de junho, no Santo Bar, em Belém Novo. Av. Heitor Vieira, 444 - 19:30 hrs - em Belém Novo, Rio Grande Do Sul, Brazil.