O que é saúde?

   por Povo em Pé - Centro de Yoga e Ayurveda

    Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), " Saúde é um estado de bem estar físico, mental e social completo, e não meramente a ausência de doenças."
E como está a saúde do indivíduo?
    De uma maneira geral a saúde está comprometida pelo estilo de vida que o indivíduo escolhe ter. Pelos hábitos que ele cultiva todos os dias sem jamais abrir mão ou empreender uma mudança para uma via mais natural. Pelas emoções que são geradas instantaneamente a partir de experiências viciadas. E pela alimentação que já há algum tempo foi entregue às perversas mãos da indústria que, de nutridora e natural nada tem.
   Então se a saúde depende do estilo de vida, dos hábitos, das emoções e da alimentação, podemos afirmar que saúde é um resultado? Sim, é um resultado e é também um meio pelo qual poderemos ter clareza, longevidade, felicidade, contentamento, força e ânimo na caminhada que teremos aqui nessa vida conhecida.
    Saúde é o tesouro que custeará a experiência espiritual na Terra!
Longa e saudável é a vida que todas os seres em sua sã consciência querem ter. E sobre esta afirmação ainda podemos refletir sobre uma questão mais ampla que envolve igual e diretamente a saúde individual ou seja, a saúde da comunidade na qual estamos inseridos diariamente.
Podemos falar então do nosso bairro?
    Este bairro nomeado Belém Novo, bairro charmoso e sobrevivente quase solitário no quesito lugares dentro de cidades grandes, com abundante Natureza rica em fauna e flora. Para os privilegiados moradores que já nasceram aqui pode não ser tão gritante este privilégio nos dias de hoje. Entretanto para os moradores que fizeram a escolha de vir para este bairro, certamente esta peculiaridade, causa primeira de saúde, é motivação suficiente para que todos possamos nos Unir para manter o que de simples e natural ainda resta por aqui.
    Salve Belém Novo na zona Sul da grande capital portalegrense!
    E como salvamos nosso bairro para nos salvar?
    Afinal, sem um ambiente saudável que proporcione, por ter um "tempo diferente", ar puro, silêncio noturno, boa água, farta mata nativa, animais silvestres que ensinam como viver na Natureza, ruas ainda desencapadas a nos forçarem a andar lentos como as capivaras, poucas luzes noturnas nos permitindo contemplar os espetáculos celestes, poucas edificações a nos atrapalhar o contato direto com raios solares, ventos e chuvas frescas; sem estes e muitos outros benefícios avessos ao progresso agressivo, não poderemos ser sentinelas de nossa saúde.
    Aqui fica a reflexão para cada indivíduo que compõe nossa pequena e charmosa comunidade de casas simples, ruas arborizadas, beira de rio, praças amplas e encantadores lugares para um chimarrão e um por de Sol.