OP DIGITAL

Encontro ocorreu na sede do CRIP Extremo sul e contou com a participação de diversos delegados do OP da região. FOTO: Matheus Piccini/LB
Encontro ocorreu na sede do CRIP Extremo sul e contou com a participação de diversos delegados do OP da região. FOTO: Matheus Piccini/LB

    No dia 6 agosto, no CRIP-Extremo Sul em Belém Novo, o coordenador-geral dos 17 CRIPs e do Orçamento Participativo (OP), Fabiano Souza, apresentou para os delegados e conselheiros do OP a nova ferramenta da prefeitura, o OP Digital, em parceria com a prefeitura de Madri, capital da Espanha. Hoje, o OP Digital está presente em mais de 30 países, 130 municípios ao redor do mundo e com a participação de em torno 90 milhões de pessoas, sendo que Porto Alegre é a primeira cidade no Brasil a utilizar o sistema.
    Em um mês, o site do OP digital da capital gaúcha já recebeu mais de 7 mil visitas, quase 9 mil votos, mais de mil usuários cadastrados e 49 propostas.
Para participar, basta acessar no seu celular ou computador o site opdigital.prefeitura.poa.br. Uma vez no site, deve-se realizar o cadastro informando CPF e endereço (o uso do CPF e endereço é necessário para evitar fraudes na votação). Qualquer cidadão cadastrado no site pode criar a sua proposta e compartilhá-la com os membros da comunidade.
Neste ano, as votações das prioridades são dentro das 6 temáticas do OP: Circulação, Transporte e Mobilidade Urbana; Saúde e Assistência Social; Educação, Esporte e Lazer; Cultura e Juventude; Desenvolvimento Econômico, Tributação, Turismo e Trabalho; Habitação, Organização da Cidade, Desenvolvimento Urbano e Ambiental.

HOJE, O OP DIGITAL ESTÁ PRESENTE EM MAIS DE 30 PAÍSES, 130 MUNICÍPIOS AO REDOR DO MUNDO

    É possível votar em no máximo 10 propostas dentro de cada temática oferecida. O prazo para votação e apresentação de propostas é até dia 23 de setembro, a partir daí as 10 propostas mais votadas irão então para a assembleia presencial do OP de 2019, onde, com a participação da comunidade, serão escolhidas 4 propostas, sendo que elas serão as próximas prioridades da prefeitura de Porto Alegre.
    Além de votar nas propostas do OP, é possível criar demandas. A região do extremo-sul já conta com algumas propostas para serem votadas, como a pavimentação da rua Reinaldo Muller no bairro Ponta Grossa e a macrodrenagem do território.
    O Núcleo Comunitário e Cultural de Belém Novo, localizado na Avenida Juca Batista, número 7570, e o CRIP-Extremo Sul na Av. Des. Jorge Mello Guimarães, número 12 oferecem computador com acesso a internet para quem deseja acessar o site do OP Digital e realizar sua votação ou demanda.

O PRAZO PARA VOTAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS É ATÉ DIA 23 DE SETEMBRO, A PARTIR DAÍ AS 10 PROPOSTAS MAIS VOTADAS IRÃO ENTÃO PARA A ASSEMBLEIA PRESENCIAL DO OP DE 2019